Sobre
O Templo>
Templo Zen das Alterosas
Sobre o Templo Templo Zen das Alterosas, fundado em 2012 pelo monge José Costa Mokugen Sensei, pretende divulgar no Brasil a transmissão correta, direta, pura e una do Dharma dos mestre Dōgen e Keizan Jōkin da escola Sōtō Zen do Japão, que tem como matrizes os tradicionais templos Eihei-ji e Sōji-ji. Localizado no montanhoso bairro Serra, é um autêntico espaço Zen em estilo oriental e o primeiro templo Zen de Belo Horizonte.
A fundação do Templo Zen das Alterosas está intimamente ligada à decisão do monge Mokugen Sensei de partir para o Japão em 1991 para um severo treinamento em vários templos da escola Sōtō Zen do Japão.
O nome “Alterosas” reflete as montanhas e o perfil da capital mineira e do estado das Minas Gerais. Em japonês, recebe o nome de Tenmokuzan Kōgakuzenji (天黙山高岳禅寺), que significa “Montanha do Silêncio Templo Zen das Montanhas Altas”.
A Associação Cultural Oriente-Ocidente, ACOO, fundada em 2005, dá sustentação jurídica ao Templo Zen das Alterosas que, uma vez fundado, será então perpetuado, fazendo assim parte do patrimônio cultural e da história do Zen no Brasil e Minas Gerais.
Conforme este documento, em 24 de abril de 2015, o Templo Zen das Alterosas (nome japonês: 高岳禅寺, kō gaku zen ji), foi reconhecido oficialmente, como integrante permanente da Escola Sōtō Zen do Japão (曹洞宗, Sōtō shū). Assim este templo, está autorizado a divulgar os milenares ensinamentos e práticas do Dharma budista desta escola, que tem como fundadores o mestre Eihei Dōgen daioshō e Keizan Jōkin daioshō.
Outras atividades
Além das práticas de meditação, o Templo Zen das Alterosas oferece diversas atividades: