Sobre
O Abade>
Biografia do Mokugen Rōshi (黙元老師)
Mineiro, nascido em 1952 na cidade de Espinosa – MG, dentista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), exerceu a odontologia por 10 anos e em 1991 partiu para o Japão, onde viveu e fez treinamento monástico por 22 anos. Em novembro de 2013 retornou ao Brasil, como missionário enviado pela Escola Sōtō Zen do Japão, e é considerado uma das maiores autoridades de Zen no Brasil. É o abade que dirige o Templo Zen das Alterosas, em Belo Horizonte.
Mokugen Rōshi, abraçando o nobre sonho de fundar um templo no Brasil, com determinação e paciência, dedicou esforços imensuráveis não só no treinamento espiritual, mas também na parte material para a aquisição do imóvel do templo. Após um treinamento severo nos Templos Eijeiji (永平寺), incansavelmente, durante 15 anos, fez a prática do takuhatsu (mendicância) no Japão, do qual recebeu as doações do generoso povo japonês. Ele guarda uma profunda e eterna gratidão ao povo japonês, que solidariamente deu o suporte necessário para poder presentear o Brasil, com o belo Templo Zen das Alterosas.
Felizmente, já foi concretizado o sonho de fundar o templo, que está em pleno funcionamento. O próximo sonho é continuar sentando zazen junto com os brasileiros, propiciando assim a oportunidade para que todos possam despertar a Mente Búdica, que inatamente já existe em cada um de nós, transcendendo as ilusões e redescobrindo a sabedoria e a alegria de viver.
Conforme o documento acima, em 02 de outubro de 2013, quando ainda residia no Japão, este monge, registrado com o nome de Sobrinho Mokugen (ソブリーニョ 黙元), foi nomeado ‘Missionário Internacional para a América do Sul’ (南米国際布教師) Nanbei kokusai fukyōshi). Em 1º de novembro de 2013, ele retornou ao Brasil, depois de treinar por 22 anos no Japão e, deste então, assumiu a abadia do Templo Zen das Alterosas, desenvolvendo assim as variadas atividades de missionário Zen na América do Sul.
Conforme o documento e foto acima, em 14/04/2017, Mokugen Rōshi visitou o Centro Administrativo da Escola Sōtō Zen (Tōkyō, Japão) e lá recebeu do então Presidente desta entidade, Kamada Ryūbun Rōshi, a nomeação de Sanji (賛事), ou seja, Diretor Assistente da Escola Sōtō Zen para a América do Sul. Com esta nomeação, Mokugen Rōshi passa a ser um monge membro e colaborador na direção da Comunidade Budista Sōtō Zenshū da América do Sul.
Reverências
Por volta de 2600 anos atrás, desde o Shakyamuni Budha até os dias de hoje, o Dharma Budista foi transmitido por todas as gerações de Budhas e Patriarcas. Peculiarmente, o Zen foi transmitido de mente para mente, de corpo a corpo, fora das escrituras e muito além do mundo das palavras.
No caso da minha linhagem, desde o Shakyamuni Budha, 93 Patriarcas se sucederam na transmissão incessante do Dharma correto, puro, genuíno e uno, até os Budhas do presente. Como é dito no Shōbōgenzō, escritura expoente do Mestre Dōgen, devemos estar nada mais do que profundamente agradecidos, por termos a oportunidade de encontrar com o Grande e o Supremo Dharma Budista. Auspiciosamente, nesta vida tive a sorte e o privilégio de treinar sob a orientação de três mestres japoneses: Mestre Ryōtan Tokuda (良探徳田), Mestre Manzan Dōyū (卍山道雄) do Templo Ion-in (威音院) e Mestre ōsu Kyūten (大洲久典) do Templo Denshōji (伝昌寺).
O encontro com o Mestre Ryōtan Tokuda, a quem abrigo profundas reverências e gratidão, de fato, foi o encontro com o verdadeiro Dharma, que transcende o mundo profano e sagrado. Graças a este encontro a minha vida se tornou plena. Ao Mestre Manzan Dōyū, eternas reverências pelo apoio incondicional, tanto na transmissão do Dharma, como também no suporte material durante minha estadia no Japão, tornando-se possível a edificação do Templo Zen das Alterosas, em Belo Horizonte. Ao Mestre ōsu Kyūten, minhas reverências e profunda gratidão pelo encontro e pela realização da cerimônia do Combate do Dharma e pela atenção contínua ao me providenciar moradia no Japão. A todos os mestres sucessores que transmitiram a luz do Dharma inclino-me em nove prostrações. Também, expresso imensa gratidão e reverências aos meus falecidos pai e mãe (Sebastião Ramos e Ana Perpétua), que me trouxeram a este mundo. Ainda, compartilho gratidão a todos os seres vivos e às Três Joias Eternas, Budha, Dharma e Sangha.
合掌 (gasshō)
黙元九拝 (Mokugen, nove prostrações)