O Templo Zen das Alterosas, fundado em 2012 pelo monge José Costa Mokugen Sensei, pretende divulgar no Brasil a transmissão correta, direta, pura e una do Dharma dos mestre Dōgen e Keizan Jōkin da escola Sōtō Zen do Japão, que tem como matrizes os tradicionais templos Eihei-ji e Sōji-ji. Localizado no montanhoso bairro Serra, é um autêntico espaço Zen em estilo oriental e o primeiro templo Zen de Belo Horizonte.

A fundação do Templo Zen das Alterosas está intimamente ligada à decisão do monge Mokugen Sensei de partir para o Japão em 1991 para um severo treinamento em vários templos da escola Sōtō Zen do Japão.

O nome "Alterosas" reflete as montanhas e o perfil da capital mineira e do estado das Minas Gerais. Em japonês, recebe o nome de Tenmokuzan Kōgakuzenji (天黙山高岳禅寺), que significa "Montanha do Silêncio Templo Zen das Montanhas Altas". 

A Associação Cultural Oriente-Ocidente, ACOO, fundada em 2005, dá sustentação jurídica ao Templo Zen das Alterosas que, uma vez fundado, será então perpetuado, fazendo assim parte do patrimônio cultural e da história do Zen no Brasil e Minas Gerais. 

Venha visitar este magnífico Templo Zen que fica bem no coração de Belo Horizonte!

Templo Zen das Alterosas - Fachada
Fachada do Templo

Locação - Sala de meditação

Aceitamos a locação da sala de meditação do templo (62m2), para eventos holísticos em geral, tais como terapias, yoga, massagem, ginásticas, etc.

Contato: